Conheça a ROMA que ninguém ousou relatar. MATRÍCULAS: sandra_rego@uol.com.br .

Registros da 1ª Turma

Tour Cultural: "As Nobres Famílias Romanas e seus Monumentos".


I   N   Í   C   I   O


Em Maio, tivemos a oportunidade de conhecer a Roma de algumas das nobres famílias romanas, num Curso/Tour ministrado pela arquiteta Sandra Gorski Rego, que compartilhou sua paixão e seus conhecimentos por Roma de uma forma única, exclusiva, que não faz parte de nenhum roteiro turístico convencional.

Claro que, quem vai à Roma visita a Basílica de São Pedro, o Museu do Vaticano, o Coliseu, a Fontana de Trevi, o Panteão, o Castelo Sant'Angelo, a Piazza Navona, a Piazza di Spagna, e muitas outras atrações imperdíveis. 

Mas, além de todas as atrações turísticas acima, também foram alvo do nossos passeios: palácios, igrejas, ruas e praças construídos com imensas fortunas familiares comandadas por personagens extravagantes, envolvidos em ambições desmedidas e tragédias históricas.

Percorremos alguns dos locais que abrigaram e representaram o poder político, religioso, financeiro, a arte e a arquitetura.

Em função de proximidades, a partir de um ponto de encontro, os passeios foram a pé e estruturados para acontecer em três dias.

 
PRIMEIRO DIA DO TOUR

Segunda-feira, dia 12 de Maio de 2014, nos encontramos as 10:00 horas na entrada do Palazzo Mattei di Giove. Tivemos como anfitriões iniciais os Mattei, nobres que expressaram seu orgulho, seus interesses e suas ambições através das edificações e das obras de arte que patrocinaram.


Da esquerda para a direita: Sonia Mara Vieira, Rita Medina, Sandra Gorski Rego, Adriana Vieira, Luciana Migliaccio, Maria Luiza Perucio e Luciene Felix Lamy, atrás da câmera.



Vivenciamos uma experiência inesquecível, com muita Cultura e prazerosos momentos entre amigos, inclusive em companhia da querida amiga do Salotto, Rita Medina, agraciada através do Concurso promovido pelo ConsueloBlog e patrocinado por Sandra Gorski Rego, que premiou as passagens aéreas.





Afresco no teto do Palazzo Mattei di Giove. A águia foi acrescentada ao Brasão dos Mattei após o casamento de Asdrubale Mattei com Costanza Gonzaga di Novellara.






 Esculturas pagãs no Cortile del Palazzo Mattei di Giove.

Cortile del Palazzo Mattei di Giove.

















Scala d'onore.



Na loggia ainda podemos ver a decoração pagã.


A morte de Príamo, rei de Tróia, narrada na Ilíada, de Homero.










Nesse afresco, o sacrifício de Isaac por Abraão. Na parte externa do Palazzo, os temas eram pagãos, mas na parte interna, a Sra. Costanza Gonzaga di Novellara Mattei exigiu que os temas retratados fossem cristãos.








Os belíssimos afrescos geram uma tridimensionalidade estonteante.













Um Ícaro de bronze abre suas asas numa das Salas da Biblioteca. A beleza está em toda parte.





Detalhe das janelas, também com pinturas que invocam o alto-relevo.

Nesse belíssimo afresco, a Rainha de Sabá se apresenta diante do Rei Salomão.

























Vista do Palazzo Mattei para a Fontana das Tartarugas, onde Sandra nos relatou sua peculiaridade.





Aqui, Sandra Gorski Rego é recebida pelo simpático Diretor do Palazzo Mattei.

















 Tivemos a honra de ouvir uma Palestra sobre a origem do gramofone.




Todas compenetradas, com as informações inesperadas.


Piazza delle Tartarughe



O edifício que se encontra na esquina da Via delle Botteghe Oscure, faz parte do complexo de residência dos Mattei, tem em sua parede externa uma capelinha incrustada com a imagem da "Madonna della Provvidenzia". Esta imagem é particularmente venerada desde que, em 1796, foi vista "chorar e mover os olhos", devido à invasão francesa ao estado Pontífice.



Depois de nos inebriarmos com tantos detalhes e tanta beleza no Palazzo Mattei, nos deliciamos com um maravilhoso Spaghetti al limone , no Restaurante Al Pompieri, que se encontra dentro de uma das residências dos Cenci e até hoje conserva belos afrescos. A sra. Nicolette já nos aguardava com uma mesa exclusivamente para nosso grupo.



O grupo feliz após o almoço decide continuar junto por uma caminhada pelas ruas de Roma.



Chiesetta di Santa Barbara.




Quando nos aproximamos do Panteão, a construção mais antiga de Roma, aproveitamos para desfrutar da grandiosidade e da paz em seu interior.


No interior do Panteão, a tumba de Rafael Sânzio sob a Madonna, de Lorenzetto (1524).



SEGUNDO DIA DO TOUR
Na terça-feira, dia 13 de Maio de 2014 as 10:00 horas, nos encontramos na Piazza Cinque Scole, e fomos conhecer os monumentos erigidos pela Família Cenci onde conhecemos um dos seus Palácios.








Sandra nos conduzia, uma a uma, aos minúsculos recônditos e nos relatava as proezas de antigos hóspedes, marcadas - para sempre - em suas paredes.







Nos afrescos, as divindades greco-romanas, pagãs, conferiam leveza e harmonia.




Todas nós, escutávamos atentas as curiosas histórias da famosa Família Cenci, onde os relatos de tragédias nos prendia a atenção.




Admiradas com tanta beleza.



Devido à sua formação em arquitetura, Sandra Gorski Rego ia nos apresentando os detalhes do Palazzo Cenci sempre nos munindo de informações referentes à arquitetura do local. Acima, a coluna jônica descoberta dentro do Palazzo Cenci. 


Ouvíamos as histórias, inclusive da sacada, para onde Sandra nos levava e apontava os locais onde tinham acontecido fatos marcantes da Família Cenci.












 Estávamos empolgadas com as misteriosas, dramáticas e insuspeitáveis histórias dessa família. 




Escadaria do Palazzo Cenci.




Aqui, Sandra nos relata a tragédia que culminou na fama da Igreja de Santa Maria del Pianto.







Interior da Igreja de Santa Maria del Pianto.



Palazzo Cenci Bolognetti

Prosseguimos pelas ruas, ouvindo os relatos que nos informam, encantam e inebriam. Todo o passado se aviva e se apresenta ao nosso espírito de forma real.

Chiesa di San Tommaso ai Cenci




Ao fundo, parte do Palazzo Santacroce, que é uma construção única em seu gênero. Seu aspecto geral remete a uma fortaleza medieval, evidenciando a intenção de seu arquiteto. A quina do palazzo projeta-se atualmente de maneira impositiva sobre a rua. 


 Pausa para um café! Mas a "aula" não cessa e Sandra vai nos encantando com mais detalhes sobre os Cenci.



Na quarta-feira, dia 14 de Maio, participamos do Curso de Mitologia Grego-Romana, com a profª Luciene Felix, na Galleria Borghese, que pode ser conferido em seu Blog, AQUI.



Hermafrodito exposto na Galeria Borghese

À noite, continuamos ciceroneadas por Sandra, que nos levou à maravilhosa Trattoria Da Teo, onde o delicioso vinho branco e o tempurá de camarão deixou saudades...



TERCEIRO DIA DO TOUR

E, na quinta-feira, dia 15 de Maio de 2014, foi a vez da indescritivelmente bela e riquíssima Villa Farnesina, erigida pelo arquiteto Baldassare Peruzzi (de Siena) a pedido do banqueiro também sienense, Agostino Chigi e adquirida, em 1577 pelo cardeal Alessandro Farnese.
















Acima, belíssimo afresco de Rafael Sanzio retrata o herói Perseu (capa vermelha), arrancando a cabeça da Medusa. Especula-se que o belo rosto da alegoria de asas, que porta a trombeta dourada, seja de Giulia Farnese, amante do papa Alexandre VI Bórgia (1492-1503).

 






As referências astrológicas referem-se ao mapa de quando o primeiro proprietário da Villa, o rico banqueiro sienense Agostino Chigi nasceu. Segundo Luciene Felix, o afresco acima indica que ele tinha Mercúrio (Hermes) e Marte (Ares) no signo de Escorpião.











 Afresco retratando o Panteão dos deuses no Olimpo.

















A "Scala d'onore" conduz ao pavimento superior, ao piano nobile. A sua concepção revela um grande senso de imponência. 


No Salone delle Prospettive, os afrescos de Peruzzi criam a ilusão de ver, entre as colunatas de mármore, paisagens da Roma do século XVI.



Sobre a lareira, a pintura do "ferreiro divino", o deus pagão Hefestos (Vulcano).





Nesse afresco, a deusa da Sabedoria e Justiça, Palas Athena (Minerva).









Jardins da Villa Farnesina, que eram usados como palco de festas e encenações teatrais.




















































Depois de conhecermos a Villa Farnesina, atravessamos a Ponte Sisto e seguimos para o Palazzo Farnese.




Fachada Posterior do Palazzo Farnese
Fontana del Mascherone


  


Palazzo Farnese, harmonioso e imponente, é um dos mais emblemáticos edifícios do Renascimento e o mais representativo entre as relações da Itália com a França no século XVI. 




As duas grandes bacias de mármore que compõem as fontes da Piazza Farnese, são provenientes das Termas de Caracalla.


Encerramos o nosso Tour em Roma com a família Farnese. E fomos almoçar no  restaurante Obiká, no Campo del Fiore.










 Aqui a maravilhosa Mozzarella di Búfala Campana DOP com Prosciutto nero da Sicília.




 E aqui,  Mozzarella di Búfala Campana DOP, pomodori di Pachino com pesto di basílico.



O grupo estava tão entrosado, e querendo conhecer um pouquinho mais dos recantos e encantos de Roma, que Sandra se propôs a mostrar outros lugares relacionados as Nobres Famílias Romanas que não contavam deste primeiro módulo do Tour.

A monumental Fontana Paola, um aqueduto erigido originalmente pelo imperador Trajano, em 109 d.C. e que recebeu o nome de Acqua Paola por causa do papa Paulo V Borghese, responsável por sua restauração.



Esse é o que se considera o primeiro edifício realmente renascentista de Roma: o Tempietto (templo pequeno), erigido por Bramante em 1502. Acredita-se que São Pedro tenha sido crucificado neste local. O Tempietto ilustra o sonho renascentista de reviver as glórias passadas.


Igreja de San Pietro in Montorio, onde se encontra os restos de Beatrice Cenci.



Roma vista do alto do Gianicolo

Monumento ai Caduti

 Na imagem acima, edículas que eram santuários ladeados por dois pilares, em geral com a estátua de um deus.




Rumamos ao bucólico bairro de Trastevere...











 E as meninas resistem às feirinhas? 







A magnífica Basílica de Santa Maria in Trastevere foi o primeiro local oficial de culto cristão em Roma, no séc. III. No mosaico acima, observamos Santa Maria alimentando o menino Jesus e dez mulheres segurando lâmpadas: as oito acesas simbolizam a virgindade e as apagadas (nas mulheres com véu), simbolizam as viúvas. Já o campanário é do século XII e, no topo, há um mosaico da Virgem. Ainda na fachada, as estátuas de 4 papas decoram a balaustrada.
















Túmulo do Cardeal Pietro Stefaneschi, que morreu em 1417, obra de um escultor desconhecido chamado Paolo.


A Piazza di Santa Maria in Trastevere (1692), de Carlo Fontana tem base octogonal e é convidativa a uma pausa em nossas andanças.







Finalizamos nossa Tour repletas de novos conhecimentos, de fortes emoções e trouxemos na memória a mais sublime bagagem da vida: beleza, aprendizado, novas amizades, cultura. Aguardamos vocês na segunda metade de 2015.