Conheça a ROMA que ninguém ousou relatar. MATRÍCULAS: sandra_rego@uol.com.br .

Programação do Tour



Conheceremos a transformação ocorrida na cidade de Roma após o término da Idade Média, período em que nobres famílias investiram suas fortunas na edificação de um império. 

Praças, ruas, igrejas e palácios foram construídos pela riqueza da elite romana à época. O desenho arquitetônico da cidade (com seus tons teatrais), hoje evidencia a dramaticidade de um passado permeado por personagens extravagantes, ambições desmedidas e tragédias. 

Muitos, certamente, já ouviram falar dos Colonna, Farnese, Santacroce, Borghese, Barberini e outros nobres que expressaram seu orgulho, seus interesses e suas ambições por meio das edificações e obras de arte por eles patrocinadas na Roma Antiga.

T O U R   C U L T U R A L

Objetivo: Distante dos tradicionais circuitos turísticos culturais, visitando locais e alguns dos monumentos que contam o dia a dia de algumas das famílias mais importantes de Roma, vamos conhecer e entender um pouco da historia dessa fantástica cidade. 
A estrutura de programação, tem como referência a obra: As Famílias que Construíram Roma (1ª Edição, Editora SEOMAN - 2012), de autoria de Anthony Majanlahti (canadense, historiador e escritor que vive atualmente em Roma, realizando pesquisas e estruturando uma segunda obra sobre a cidade).
Atividades: Em função de proximidades, a partir de um ponto de encontro, os passeios serão à pé e estão estruturados para acontecer em dois dias.
Conheceremos a transformação ocorrida na cidade de Roma após a Idade Média. Será alvo do nosso interesse: palácios, igrejas, ruas e praças construídos com imensas fortunas familiares comandadas por personagens extravagantes, envolvidos em ambições desmedidas e tragédias históricas.
Percorreremos alguns dos locais que abrigaram e ou representaram o poder político, religioso, financeiro, a arte e a arquitetura.
Os nossos anfitriões iniciais serão os: Mattei, CenciSantacroce e Farnese. Nobres que expressaram seu orgulho, seus interesses e suas ambições através das edificações e das obras de arte que patrocinaram.


MÓDULO BÁSICO - 1º Dia:
Setembro/2015


Visitaremos os monumentos erigidos por três famílias: MATTEI - CENCI - SANTACROCE

10h00 - (1) - Encontro na Piazza Cinque Scole: Os alunos receberão as Apostilas e uma explanação geral sobre o assunto.

10h30 - (2) - Iniciaremos o percurso pela Família Mattei conhecendo seus monumentos.

12h00 - (3) - Faremos o percurso da Família Cenci onde conheceremos um dos seus Palácios.

13h00 - (4) - Faremos uma pausa para o almoço no "Ristorante Pompieri" (localizado no térreo do Palácio de Beatrice Cenci), onde poderemos contemplar afrescos originais do século XVI. Cozinha típica romana com algumas das especialidades da cozinha judaico-romana.

14h30 - (5) - Finalizaremos nosso primeiro dia visitando os monumentos da Família Santacroce. Com passeio de aproximadamente 1h30min.

MÓDULO BÁSICO - 2º Dia:
Setembro/2015



Visitaremos os monumentos erigidos pela Família: FARNESE

10h45 - (1) Encontro na Porta de Sétimo Severo - Trastevere.

11h00 - (2) Iniciaremos o percurso pela Villa Farnesina.

13h00 - (3) Faremos uma pausa para o almoço no ‘‘Ristorante Obikà".

14h30 - (4) Retomaremos nosso percurso visitando o Palazzo Farnese.

15h30 - (5) Finalizaremos nosso percurso (aprox. 30 min.) pelo Palazzo Falconieri e Chiesa Santa Maria dell Orazione e Morte.



Villa Farnesina (algumas imagens):








Palazzo Farnese (algumas imagens):








Palazzo Falconieri (algumas imagens):






Mais imagens das Famílias e seus Monumentos, clique AQUI.